Fiéis da Arquidiocese de Campo Grande realizaram no mês de maio, a Primeira Caminhada dos Mártires. O primeiro evento voltado para esta causa foi realizado no mesmo dia em que o Papa Francisco beatificou o bispo Dom Oscar Romero, considerado bispo dos pobres. Foi realizada a abertura do Oficio Divino dos Mártires, e na caminhada em oração, fizemos a recordação da vida do beato D. Oscar Romero. “Saímos do Armazém Cultural cantando e fazendo memória de momentos fortes de Dom Romero. Foi uma caminhada curta de uma volta na quadra, com cinco paradas, mas com muita intensidade e emoção a flor da pele”, disse a organizadora da caminhada, Jairce da Guia Medeiros Ramos.
A caminhada lembrou também de outros mártires que lutaram pelo povo e foram mortos como Dorcelina Folador, Marçal de Souza entre outros.
O padre Kurian, comentou sobre a trajetória do bispo Dom Oscar. “Romero nasceu em Ciudad Barrios, distrito de San Miguel em 1917, numa família de origem humilde. O bispo sempre foi visto como inimigo do governo, pois sempre defendeu os humildes e sempre fez questão de divulgar informações porque a imprensa favorecia elites”, ressalta.
Oscar Romero foi assassinado quando celebrava a missa, em 1980, por um atirador de elite do exército salvadorenho. Afirmava: “Se me matam vou ressuscitar na luta do meu povo”!
Depois da caminhada com a celebração do Oficio Divino dos Mártires, foi realizada a confraternização e partilha dos produtos de limpeza como doação para a ALPA e nos presentearam com os dons na apresentação cultural a sambista Jucy Ibanhes, o grupo de Capoeira Conterrâneos e o grupo de dança da ALPA.




