Seminário de Bioética da CNBB celebra o Evangelho da Vida

Teve início na sexta-feira, 20, o Seminário da Comissão de Bioética da CNBB, que ocorre junto com a 6ª Jornada Interdisciplinar de Pesquisa em Teologia e Humanidades da PUC/PR, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. A Conferência de abertura teve como tema “Evangelium Vitae na perspectiva do magistério da Igreja”, e contou com presença do arcebispo de Utrecht – Holanda e membro da Pontifícia Academia para a Vida, cardeal William Eijck.

O encerramento ocorre neste domingo, 22, com a participação do presidente o Pontifício Instituto João Paulo II para Estudos sobre o Matrimônio e Família (Roma), professor Dr. Livio Melina. Confira a programa completa: seminariobioetica.cnbb.org.br

O evento reúne cerca de  250 pessoas de diversas regiões do Brasil, entre agentes das Comissões estaduais e regionais de Vida e Família e Pastoral Familiar, docentes de teologia e bioética, pós-graduandos de teologia e bioética, bem como profissionais das áreas da saúde, jurídicas, sociais e humanas.

Monsenhor Melina

O Seminário  celebra os 20 anos da Encíclica Evangelium Vitae, escrita por São João Paulo II. Com base no texto, houve reflexão pastoral e acadêmica, com contextualização do documento, sua atualidade e as perspectivas futuras de desenvolvimento outras temáticas afins.

A iniciativa teve o apoio de setores da Igreja e da sociedade e da coordenação da Comissão Nacional de Bioética da CNBB.

No sábado, 23, aconteceu a Conferência sobre a “Civilização do amor e da vida”, com coordenação do presidente da Comissão Vida e Família da CNBB, dom João Carlos Petrini e presença do presidente o Pontifício Instituto João Paulo II para Estudos sobre o Matrimônio e Família (Roma), professor Dr. Livio Melina. O sacerdote veio ao país, especialmente para as celebrações dos 20 anos da EncíclicaEnvagelium vitae.

Monsenhor Livio Melina é natural da Adria (Itália), nascido em 1952. Possui doutorado em teologia. Estudou na Universidade de Pádua, na Universidade Gregoriana de Roma e na Universidade Lateranense, licenciando-se em filosofia, em teologia moral. É professor visitante de universidades de Washington (Estados Unidos) e Melbourne (Austrália). Ministra palestras e conferências mundiais, em país como França, Espanha, Grã-Bretanha, Suíça, Índia, México, Brasil e Chile.