Vaticano cria órgão para gerenciar comunicação na Santa Sé

Uma Carta Apostólica em forma de “Motu proprio” do Papa Francisco instituiu no último sábado, 27, um novo Dicastério da Cúria Romana: a Secretaria para a Comunicação.

“O atual contexto comunicativo, caracterizado pela presença e pelo desenvolvimento das mídias digitais, pelos fatores da convergência e da interatividade, requer uma reformulação do sistema informativo da Santa Sé e uma reorganização que proceda decididamente rumo a uma integração e gestão unitária”, defende o Santo Padre na Carta.

Deste modo, o Papa considera que todas os organismos que até o momento se ocuparam da comunicação sejam incorporadas num novo Dicastério da Cúria Romana, para “responder sempre melhor às exigências da missão da Igreja”.

O novo Dicastério será composto pelos seguintes organismos: Pontifício Conselho das Comunicações Sociais; Sala de Imprensa da Santa Sé; Serviço Internet Vaticano; Rádio Vaticano; Centro Televisivo Vaticano; L’Osservatore Romano; Tipografia Vaticana; Serviço Fotográfico; Livraria Editora Vaticana.

Esses organismos prosseguem suas próprias atividades, seguindo as indicações oferecidas pela Secretaria para a Comunicação, que a partir de agora assumirá também a gestão do site institucional da Santa Sé e o serviço Twitter do Papa (@pontifex).

A Secretaria para a Comunicação iniciará suas funções hoje, tendo como sede provisória a Rádio Vaticano.

Responsáveis

O Papa nomeou como novo Prefeito da Secretaria o atual Diretor do Centro Televisivo Vaticano, monsenhor Dario Edoardo Viganò; e como Secretário o Responsável pelo Serviço Internet Vaticano, monsenhor Lucio Adrian Ruiz. O Diretor-Geral será Dr. Paolo Nusiner, responsável pelo jornal Avvenire; o Vice-Diretor o Dr. Giacomo Ghisani, responsável pelas Relações Internacionais da Rádio Vaticano.

Facebook Comments