SEMANA DE FORMAÇÃO PERMANENTE DO CLERO

Veja a entrevista de Dom Dimas sobre esta semana de formação.

“Inicia-se hoje, no Centro Arquidiocesano de Pastoral, mais uma semana de formação permanente do clero da Arquidiocese de Campo Grande – MS.
Vários padres, diáconos e estagiários estão presentes e durante esta semana serão abordados os seguintes temas:

11 e 12 de julho : Amoris Laetitia
Dom João Bosco Barbosa de Souza, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Vida e Família e bispo da Diocese de Osasco estará trabalhando a Exortação Apostólica Pós Sinodal Amoris Laetitia, do Papa Francisco, abordando também temas próprios da Pastoral Familiar.

13 de julho: Motu proprio Mitis Iudex Dominus Iesus
Dom Sérgio de Deus Borges, bispo auxiliar de São Paulo e presidente da Associação Brasileira de Canonistas irá tratar de alguns aspectos relevantes do Direito Canônico na prática pastoral, particularmente, no que diz respeito à nova metodologia de processos prévios de declaração de nulidade de matrimonio decorrentes do Motu Proprio “Mitis Iudex Dominus Iesus”, do Papa Francisco, e também sobre questões relativas sobre o registro de batismo de filhos de casais homoafetivos e outras questões próprias do Direito Canônico.

14 de julho: Documento da CNBB “Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade – Sal da Terra e Luz do Mundo”
Sr. Laudelino Augusto dos Santos, assessor do setor Leigos da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, apresentar os principais pontos do documento, aprovado na última Assembleia Geral da CNBB, que trata do papel de leigos e leigas na Igreja.

Entre os intervalos, fazemos algumas tratativas próprias dos padres que estão reunidos também em assembleia para sua própria formação.
Nesta manhã, tivemos a oportunidade de abordar um tema muito importante que é a participação nossa enquanto Igreja na política, para as próximas eleições e como nós vamos orientar os nossos fiéis. Começamos a discutir sobre isso e também sobre de que maneira vamos participar do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral e Caixa 2 lançado recentemente em parceria com diversas entidades da sociedade civil mas que brota também de uma iniciativa em que a CNBB e a OAB estão presentes, desenvolvendo comitês auxiliares contra o Caixa Dois na campanhas eleitorais.

Com a graça de Deus, queremos que esta semana seja momento de aprofundamento de temas próprios para nossa própria formação pastoral mas também que seja especificamente um tempo para nos conhecermos melhor, nos amarmos mais para podermos juntos amar e servir o povo de Deus”.

Dom Dimas Lara Barbosa
Arcebispo Metropolitano de Campo Grande – MS

E neste primeiro dia de formação, Walldyr da Silva entrevistou Dom João Bosco. Confira a mensagem.

“Em primeiro lugar eu acredito que seja muito importante a formação do clero em todos os níveis. Especialmente agora que temos lidado com a questão da família de maneira muito mais ampla, depois que o Papa Francisco iniciou um caminho de reflexão que já tem dois anos e que terminou agora com a publicação da Exortação Apostólica Pos Sinodal Amoris Laetitia.
Tudo isso oferece um horizonte novo aos padres, diáconos, seminaristas, leigos e à Igreja toda de uma nova Pastoral Familiar.
É muito importante a troca de ideias para que a Arquidiocese possa buscar caminhos de ação conjuntos para enfrentar esse grande problema, esse grande desafio que é cuidar das famílias em um momento em que muitas delas sofrem tremendamente ação da cultura do provisório, do descarte, da superficialidade, do egoísmo.
É importante estabelecer estratégias para que a família, que é um dom maravilho de Deus, possa brilhar de fato como uma fonte constante de alegria nas famílias e assim o Evangelho possa ser vivido de forma plena nas famílias.
Tenho sentido muito interesse por parte das pessoas que estão aqui participando do encontro. Sei que esse encontro é mais demorado. Tem outros aspectos que serão tratados, mas nesse caso da Exortação Apostólica Pos Sinodal Amoris Laetitia que estamos tratando, eu acredito que ele oferece um horizonte muito amplo de reflexão e ação pastoral”.