Pe Carlos Botura celebra Jubileu de Prata Sacerdotal

O pároco da Igreja São Pedro Apóstolo, Padre Carlos Henrique Botura, comemorou seu Jubileu de Prata Presbiteral. São 25 anos dedicados a proclamação da Boa Nova.

Foi sagrado sacerdote no dia 29 de junho de 1991 por imposição das mãos de Dom Vitorio Pavanello, na Paróquia Cristo Redentor. Data em que a Igreja do mundo inteiro celebra a santidade de vida de São Pedro e São Paulo apóstolos.

A data foi marcada pela celebração da Santa Missa no último dia 27. Participaram da celebração o Arcebispo Dom Dimas Lara Barbosa, o Bispo auxiliar Dom Mariano Danecki e o Bispo emérito Dom Vitorio Pavanello, além de outros membros do clero e fiéis.

foto mt botura

Na homilia, Pe Botura frisou seu agradecimento a Deus por sua vocação sacerdotal e pelo serviço confiado durante todos esses anos. Agradeceu aos bispos pela orientação no ministério e apoio como pastores. Gratidão também aos fiéis que o acompanharam pelas paróquias nas quais passou.

Padre Carlos é descrito pelos paroquianos como sacerdote simples e de poucas palavras. “Ele tem um coração grande e cheio da misericórdia de Deus”, define Gabriel Gonçalves da comunidade Nossa Senhora Auxiliadora.

A atuação pastoral do sacerdote é outro ponto destacado pelos fiéis. Vera Gomez participa na Comunidade Nossa Senhora da Glória e vê no padre Botura um bom amparo aos paroquianos. “Pe Carlos está presente em todos os momentos das atividades pastorais, orientando e apoiando. Presente nos Setores, na visita aos doentes e velórios, confortando as famílias. Sempre disponível para ajudar nas construções e direcionando os esforços, corrigindo excessos”, aponta.

Vida Vocacional

Entre os anos de 1978 e 1981, estudou Filosofia na cidade de Lorena (SP). Já em Campo Grande, entre os anos de 1986 e 1991, formou-se em Teologia no Instituto de Teologia dos Regionais Oeste I e II d CNBB. Em 1996 tornou-se Mestre em Teologia Bíblica pela Universidade de Salamanca, na Espanha.

Entre os ministérios exercidos foi pároco na igreja Senhor do Bonfim (1991- 1992); Vigário Paroquial do Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (1993); pároco da Paróquia Santo Antônio (1996 – 2000); diretor do Instituto de Teologia (1997 – 2000); pároco na Igreja Santa Catarina, virgem e mártir em Anhanduí/MS (2001 – 2003) e pároo na Igreja Nossa Srª da Conceição Aparecida – Planalto (2008 – 2012).

Seguindo o zelo missionário dos apóstolos São Pedro e São Paulo, por seis anos (2004 – 2007) assumiu a tarefa divina de ser missionário em Yokohama, Japão. Dedicou-se aos migrantes brasileiros e latino-americanos nas prefeituras de Nagano, Yamanashi e Kanagawaneiro.

Na TV Imaculada apresenta o programa “Páginas da Bíblia” transmitindo de forma simples e objetiva a mensagem do Evangelho, através de um estudo sério e comprometido sobre a palavra de Deus. “Tenho a oportunidade de trabalhar com ele no programa Páginas da Bíblia, que além de ser uma partilha, aproveito muito de seus ensinamentos. Reconheço seu zelo como padre e sei que sua vida é uma grande entrega ao serviço do Reino de Deus. Gratidão por tê-lo como sacerdote, companheiro de TV e amigo”, diz Maila Aguiar, coordenadora do EDAP Bíblia e EDAP Pastoral.

Desde 2013 é pároco na Igreja São Pedro Apóstolo, na região norte da cidade. Em três anos como pároco, conquistou a admiração dos fieis que participam na região. “O que mais impressiona nele é a humildade, seu desapego com as coisas materiais. Deixa suas comunidades trabalharem muito a vontade, sem qualquer autoritarismo”, relata o paroquiano Wilson Antônio de Oliveira.