Pastoral Carcerária celebra “Natal nos Presídios” de Campo Grande – MS

Pastoral Carcerária celebra “Natal nos Presídios” de Campo Grande

Campo Grande (MS) – A Pastoral Carcerária realiza de 16 a 24 de dezembro  a semana do “Natal nos Presídios” , visitando 12 unidades prisionais instaladas em Campo Grande. Na ação solidária serão celebradas missas, bênçãos natalinas e confraternizações. Participam três bispos, nove padres e vários agentes voluntários da Pastoral Carcerária.

Com o propósito de realizar um natal solidário dentro dos presídios, foram arrecadados por meio de doações dos fiéis de algumas paróquias de Campo Grande, mais de 120 quilos de panetones e  cerca de 400 litros de refrigerantes que serão partilhados em todos os presídios da capital.

A Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Campo Grande existe há mais de 40 anos e tem por missão fazer-se presença de Jesus Cristo nas unidades prisionais, tendo por princípio a vida, a promoção da dignidade da pessoa humana e a garantia dos seus direitos, para que os presos tenham condições dignas para o cumprimento de suas penas.

Segundo dados da Agepen – Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário do Mato Grosso do Sul, em novembro de 2017, somente na capital existe uma população carcerária de 6.657 pessoas, nas modalidades de regime fechado, aberto, semi-aberto e sob monitoramento eletrônico.

A Pastoral Carcerária que semanalmente visita os 12 presídios da capital, por meio da escuta, oração, visita aos familiares dos presos e desenvolvimento de campanhas solidárias, procura semear a cultura de paz e ao processo de ressocialização dessa população carcerária.

Colaborou: Pe. Alex Messias