Ministério do Leitorato é concedido para seminarista de Campo Grande

A Arquidiocese de Campo Grande conferiu o Ministério do Leitorato ao seminarista Alfreu A. Gomes, na manhã de quinta-feira, 23 de junho. A celebração que aconteceu na capela da Cúria Metropolitana foi presidida pelo Arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa e concelebrada pelo Bispo Emérito, Dom Vitorio Pavanello. Também estiveram presentes: Pe Ubajara. Pe Jaime, Pe Miguel Porto e os Padres Formadores do Seminário Maior Maria Mãe Da Igreja Pe. Juan Diego Giraldo Aristizábal, PSS, Pe. Gustavo Ángel Sánchez, PSS, Pe. Wilber Ortiz Pérez, PSS, Pe. Bruno César Capistrano, e o Diácono Maurício Carminato.

FOTO MT ALFREURodeados por familiares, amigos, colegas de estudos e candidatos ao diaconato, o seminarista Alfreu deu um passo importante na formação ao sacerdócio. O Ministério do Leitorato permite que o candidato, durante a Liturgia da Missa, proclame as Sagradas Escrituras. “Estou muito feliz com este passo, e com humildade devo continuar servindo a Deus e à Santa Igreja”, conta emocionado.

É dever do Leitor instituído ler a Palavra de Deus nas assembleias litúrgicas; instruir na fé as crianças, jovens e adultos; anunciar a Boa-Nova da salvação; ler e meditar com assiduidade a Sagrada Escritura; adquirir cada vez mais intenso amor e conhecimento da Sagrada Escritura de modo a tornar-se discípulo mais perfeito do Senhor. O ministério do Leitorato pode ser conferido a leigos, mas devem necessariamente ser conferidos aos candidatos às Ordens sacras.

Caminhada Vocacional

Ainda muito jovem, aos 10 anos, Alfreu sentiu o chamado à Vocação Sacerdotal. Aos 12 anos já era catequista e desde então trabalhou nas mais diversas pastorais, movimentos e serviços da Igreja, sobretudo nas visitas às famílias, com especial atenção aos idosos e doentes.

Em 2012, concluiu o Curso de Teologia. Dois anos após foi designado para fazer Serviço de Pastoral na Paróquia Senhor Bom Jesus de Corguinho, a 93 km de Campo Grande. Desde setembro de 2015, por determinação do Arcebispo Dom Dimas, serve nas Comunidades dos Distritos de Rochedinho e Furnas do Dionísio.

Alfreu segue com o coração disposto a levar a Palavra de Deus e anunciar o amor do Senhor para o próximo. “Este Ministério compromete-me ainda mais com o zelo na Proclamação da Palavra de Deus às Comunidades onde sirvo, sobretudo anunciando-a com minha própria vida”, declara.