PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS 

Data de criação: 22.03.1992

 

Pároco

Pe. Paulo Roberto de Oliveira,DIOC

Nascimento: 07.12.1964

Ordenação Sacerdotal:   30.06.2007

 

Vigários Paroquiais

Pe. Carlos Alberto Pereira, DIOC

Nascimento: 18.01.1967

Ordenação Sacerdotal:   01.08.2008

 

Pe. Orlando Knapp, DIOC

Nascimento: 12.09.1971

Ordenação:   22.12.2000

 

Endereço

Av. Mato Grosso, 3280 – Santa Fé

Campo Grande-MS                CEP: 79021-151

Fone/ Fax:  (67) 3317-4865 e 3317-4866

Site: www.pscjms.org.br

E-mail: pscjms@hotmail.com

 

Horário das Missas

Terça-feira a Sexta-feira:                     19h00

Quinta-feira                                           06h00

Sábado                                                    18h30min.

Domingo                                                07h00, 10h00, 17h00 e 19h00.

 

Novenas

Quarta-feira                               19h00 – N Sra do Perpétuo Socorro

Sexta-feira                                  19h00 – Sagrado Coração de Jesus

 

Festa do Padroeiro

Festa Móvel

 

Capelas

Imaculado Coração de Maria

Av. Hiroshima, s/n – Carandá Bosque

Campo Grande-MS                                CEP: 79032-050

Missas: Quinta-feira                             19h00

Domingo                                  09h30min. e 19h00.

 

Transfiguração – Chácara Monte Tabor

Estrada MS 05 (Linhão) com Estrada EW 12 – Chácara dos Poderes

Campo Grande-MS                     CEP: 79037-844 e/ ou 79037-838

Missa: Domingo                                     08h00.

 

MOVIMENTOS
ECC
O Encontro de Casais com Cristo (ECC) é um serviço da Igreja em favor da evangelização das famílias. Procura construir o Reino de Deus aqui e agora, a partir da família, da comunidade paroquial, mostrando pistas para que os casais se reencontrem com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo.

•    Equipes de Nossa Senhora
É uma comunidade de casais cristãos unidos pelo sacramento do matrimônio, que se reúnem em nome de Cristo através de células e quer ajudar seus membros a melhor responderem ao apelo de Cristo em sua família e no mundo.

•    OVISA
Orientação para Vivencia Sacramental: É um encontro de casais inserido na Pastoral Familiar. Tem por especificidade levar os casais a se aprofundar e vivenciar a espiritualidade dos sete sacramentos na família e na comunidade. O Ovisa destina-se a casais de primeira união.

•    RCC
A Renovação Carismática Católica é um Movimento na Igreja Católica e tem como principal identidade o acontecimento de Pentecostes (Atos 2) vivenciado nos dias de hoje. Enfatiza principalmente a ação do Espírito Santo que leva a uma transformação de corações e, portanto, de vidas (Ez 36).

•    Terço dos Homens
A missão do Terço dos Homens é resgatar para o seio da Igreja de Cristo, homens de todas as idades, pois a presença masculina na Igreja é imprescindível para a formação da família e de uma sociedade cristã. O Terço dos Homens é um exemplo de fé e devoção.

•    APOSTOLADO DA ORAÇÃO
O Apostolado da Oração (AO) é um caminho espiritual que a Igreja propõe a todos os cristãos para ajudá-los a serem amigos e apóstolos de Jesus Ressuscitado na vida diária é também uma rede mundial de oração ao serviço dos desafios da humanidade e da missão da Igreja, expressos nas intenções mensais de oração do Papa. Assim, o Apostolado da Oração não se dedica apenas à oração, O Apostolado da Oração é ativo e atuante e coloca-se a serviço de todas as pessoas, de todos os grupos, movimentos e ações evangelizadoras da Igreja.

•    LEGIÃO DE MARIA
A Legião de Maria é um movimento da Igreja constituída de leigos e leigas que tem como vocação a Missão Evangelizadora no Mundo., pois é um movimento formado por grupos de pessoas, devotas a Nossa Senhora, que trabalham nas diversas pastorais com uma espiritualidade própria. e que se reúnem semanalmente para rezarem e programarem atividades para a semana. A atividades características da Legião de Maria são as visitas:
visitas aos doentes, aos idosos, a hospitais, às cadeias, às famílias,  etc. Trabalham também na catequese e eventualmente na liturgia.

•    BOM PASTOR
O Grupo Bom Pastor, tem como objetivo o acolhimento e a evangelização dos casais em segunda união, proporcionando-lhes uma caminhada de evangelização e de vida familiar cristã, buscando integrá-los na comunidade paroquial, estimulando-os a participar de atividades, tanto religiosas como sociais, e apoiando-os a sanarem seus problemas  junto a Igreja, no quesito da nulidade matrimonial bem como atender aos apelos e orientações do então  Papa São João Paulo II na Exortação Apostólica “Familiaris Consortio”:

•    ACAMPAMENTO
O Acampamento Católico é uma nova forma de evangelizar. Utiliza uma metodologia de evangelização nascida na EVANGELIZAÇÃO 2000 (movimento católico da década de 80), como parte de um grande projeto de evangelização para o mundo. O objetivo maior é conhecer ou voltar a ter contato com DEUS, aprendendo a se conhecer melhor e ter uma vida plena e cheia de amor de DEUS, dividido em FAC, Senior, Juvenil, Mirim, ASP, Famílias, Casais, etc com a finalidade de formar pessoas e comunidades maduras na fé.

•    OFICINA DE ORAÇÃO
As Oficinas de Oração e Vida são uma nova forma de evangelização.  Ensina aos participantes a orar, de uma maneira experimental e progressiva, apoiados firmemente na Palavra e mediante variadas modalidades de oração, introduzindo-os assim na oração litúrgica e sacramental.  Impulsionam o cristão a participar ativamente na missão sacerdotal, profética e régia de Cristo Jesus, fazendo de cada oficinista um apóstolo, integrando-o na sua Paróquia, nos diferentes serviços que esta ofereça.

•    ESCOLA DE SANTO ANDRÉ – EESA
É um conjunto de Escolas em todo o mundo que partilham da mesma visão, metodologia e programa de formação. Partindo da grande missão que o Senhor Jesus confiou aos seus discípulos: “Ide por todo o mundo e proclamai o Evangelho a toda criatura” – (Mc 16,15). Com o objetivo de formar dirigentes de comunidades cristãs.

•    JOVISA/JOVISA TEEN
JOVISA é um encontro em que se procura despertar no jovem, através da vivência sacramental, a necessidade de um maior conhecimento e prática da fé cristã, causando uma ação transformadora no indivíduo, na família e na sociedade para jovens entre 15 e 25 anos.
Jovisa Teen tem o mesmo fim, mas de forma mais lúdica para jovens entre   e   anos.

•    GRUPO DE ORAÇÃO – ASP
O Grupo de Oração é o lugar da expectativa e, ao mesmo tempo, da realização da promessa perene de Deus; é cenáculo de Pentecostes dos dias atuais, onde juntamente com Maria nos reunimos em humildade e unânime oração, para que se cumpra a promessa feita tanto para os homens de ontem, quanto para os de hoje: “… acontecerá que derramarei o meu Espírito sobre todo ser vivo” (Joel 3,1a).

•    Grupo de Oração Sagrada Família
O Grupo de Oração “Sagrada Famílía” iniciou suas atividades a partir de um grupo de amigos que se encontravam semanalmente nas casas, para rezar o terço, refletir a Palavra de Deus e partilhar experiências de vida. Hoje com um foco familiar realiza os encontros semanais em nossa Paróquia.

•    CERCO DE JERICÓ
O Cerco de Jericó é uma campanha de sete dias e sete noites de oração diante de Jesus presente no Santíssimo Sacramento.
•    MIL AVE MARIAS
A oração das  Mil  Ave  Marias, é oferecida a Nossa Senhora Desatadora dos Nós, como agradecimento por todas as bênçãos derramadas. Além de dedicar as orações a Nossa Mãe, dedicamos as Mil Ave Marias a todas as almas, sobretudo aquelas que partiram para a eternidade de forma violenta. As Mil Ave-Marias são feitas em forma de um “super-rosário” bem meditado sobre todos os mistérios da nossa salvação e com a bênção da paz que Nossa Senhora

•    NOVENA DA SALVE RAINHA

Durante 9 dias reza-se utilizando o Terço pelas Intenções do Santo Padre o Papa e  pela purificação e unificação da Igreja, pela conversão e santificação do clero e do mundo inteiro e para que sejam derrubadas todas as forças maléficas que tentam destruir nossas famílias e por todas as nossas intenções.

•    Células Católicas
Células são grupos de relacionamento constituídos de 8 até 15 pessoas que se reúnem semanalmente como uma família, e que têm compromisso de participar nas atividades da Igreja local (alguma comunidade maior). Nelas, vivencia-se os 5 propósitos de Deus para a Igreja: 1. comunhão fraterna; 2. Liturgia/louvor e adoração; 3. Catequese/edificação

•    MÃES QUE REZAM PELOS FILHOS
É um movimento mariano que surgiu a partir de um grupo de mães e amigas na dor e na alegria elevam sua oração e súplicas a Deus através da poderosa intercessão de Nossa Senhora na reza do terço. Não somente rezar pelos seus, mas de olhar com carinho pelo filho daquela que está precisando, se seu filho não está outro pode estar precisando, e assim também se reza pelos filhos das mães do mundo inteiro.
PASTORAIS:
•    PASTORAL FAMILIAR
A Pastoral Familiar é um serviço que se realiza na Igreja e com a Igreja, de forma organizada e planejada através de agentes específicos, com metodologia própria, tendo como objetivo apoiar a família a partir da realidade em que se encontra, para que possa existir e viver dignamente, estabelecer relacionamentos e formar as novas gerações conforme o plano de Deus.

•    Pastoral do Dízimo
A Pastoral do Dízimo é um serviço realizado na Igreja e tem como papel principal de conscientizar cada participante da comunidade da sua responsabilidade com a sua Igreja e com a sua Comunidade, levando-a a refletir e organizar as contribuições. Tornar o cristão responsável comunitariamente, pois o dízimo é uma expressão de gratidão a Deus por tudo o que recebemos.

•    PASTORAL DO BATISMO
O Principal objetivo da Pastoral do Batismo é levar aos pais e padrinhos, o conhecimento do que é o Batismo e o compromisso que através dele se assume com Deus e com a comunidade. Demonstrar que este Sacramento não se resume apenas em batizar. É necessário vivenciar, testemunhar e ensinar filhos e afilhados a serem cristãos autênticos e fiéis seguidores de Jesus Cristo.

•    PASTORAL DA ACOLHIDA
O serviço prestado pela Pastoral da Acolhida é um trabalho de muita dedicação com o objetivo de fazer com que os paroquianos e demais Cristãos sintam-se à vontade em nossa Paróquia, bem como sejam assistidos em suas necessidades na Igreja e fora dela.

•    PASTORAL DOS NOIVOS

Desenvolve seu trabalho preparando os noivos para receberem o sacramento do Matrimônio e despertar neles a consciência da importância e do valor deste sacramento. Mostra as responsabilidades dos noivos na formação da família em todos os níveis. O encontro de noivos é a preparação obrigatória para os casais que vão se casar na Igreja Católica. Eles são preparados pelos membros da pastoral e por casais que já passaram pela mesma experiência. Esses casais dão testemunho de vida familiar, para que sirvam de exemplo paras estes casais.

•    Pastoral dos Coroinhas
Despertar as crianças e os adolescentes para o verdadeiro amor e respeito a Sagrada Eucaristia, levando-os a uma verdadeira espiritualidade em torno das coisas do Pai. Os coroinhas passam a servir o altar nas missas realizadas, e em outras atividades, participando ativamente da comunidade, como verdadeiros membros.

•    PASTORAL DA MÚSICA
A música tem o poder de tocar e abrir o coração dos fiéis para a Palavra de Deus, fato que revela a importância dos ministérios de música nas paróquias e comunidades. É fundamental que a Pastoral da Música conheça a liturgia e as canções adequadas para cada momento litúrgico para ajudar nessa missão. O papel das pastorais é instruir os ministérios de música da paróquia com formações sobre como prepararem as canções da Celebração Eucarística e de outros eventos eclesiais
•    Pastoral dos Ministros
O ministro extraordinário da comunhão é um leigo a quem é dada permissão, de forma temporária ou permanente, de distribuir a comunhão aos fiéis, na missa ou noutras circunstâncias, quando não há um ministro ordenado (bispo, presbítero ou diácono) que o possa fazer.

•    PASTORAL DA LITURGIA
A Pastoral da Liturgia é um grupo formado por pessoas encarregadas de planejar, promover, animar e coordenar toda a ação litúrgica da paróquia, levando em conta o contexto social, eclesial, histórico e cultural das comunidades, tendo em vista a participação ativa de todos na celebração fazendo com que a celebração promova o encontro com Deus, levando os fiéis a uma participação plena e ativa.

•    PASTORAL SOCIAL
A pastoral Social tem como finalidade específica concretizar em ações sociais e específicas a solicitude da Igreja diante de situações reais de marginalização voltada especialmente para as condições socioeconômicas da população. Hoje como ontem ela se preocupa com as questões relacionadas à saúde, à habitação, ao trabalho, à educação, enfim, às condições reais da existência, à qualidade de vida.

•    Pastoral da Saúde
A Pastoral da Saúde representa a atividade desempenhada pela Igreja no setor da saúde, é expressão de sua missão e manifesta a ternura de Deus para com a humanidade que sofre. A Igreja, ao meditar a parábola do bom samaritano (cf. Lc 10,25-37), entende que não é lícito delegar o alívio do sofrimento apenas à medicina, mas é necessário ampliar o significado desta atividade humana.

•    PASTORAL DA CATEQUESE
A missão da Pastoral da Catequese é iniciar crianças, adolescentes, jovens e adultos na fé cristã. Esta iniciação se dá, concretamente, através da formação cristã à luz dos Evangelhos, da celebração litúrgica e da vivência comunitária.

•    PASTORAL DA PESSOAS IDOSA
A Pastoral da Pessoa Idosa tem por objetivo assegurar a dignidade e a valorização integral das pessoas idosas, através da promoção humana e espiritual, respeitando seus direitos, num processo educativo de formação continuada destas, de suas famílias e de suas comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político, para que as famílias e as comunidades possam conviver respeitosamente com as pessoas idosas, protagonistas de sua auto-realização, por meio das seguintes ações:

•    PASTORAL DA CRIANÇA
A Pastoral da Criança, organismo de ação social da CNBB, alicerça sua atuação na organização da comunidade e na capacitação de líderes voluntários que ali vivem e assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania tendo como objetivo o “desenvolvimento integral das crianças, promovendo, em função delas, também suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político”

•    Infância Missionária
Esta Obra surgiu para auxiliar os educadores a despertar, gradualmente, a consciência missionária nas crianças, animá-las a fim de compartilharem sua fé e os seus bens materiais com as próprias crianças das regiões e Igrejas mais necessitadas e promover as vocações missionárias a partir da idade mais tenra.

•    AMIGUINHOS DE JESUS
É uma Pastoral que visa evangelizar crianças de 1 à 6 anos de idade, através de atividades e dinâmicas, enquanto seus pais participam da Santa Missa.

•    Pastoral Carcerária
A Pastoral Carcerária é uma ação pastoral, vinculada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que tem como objetivo a evangelização das pessoas privadas de liberdade, bem como zelar pelos direitos humanos e pela dignidade humana no sistema prisional. Sua Missão é ser Pastor no mundo do Cárcere, a exemplo de Jesus Cristo que veio para que todos tenham Vida é promover, defender, amar e servir a Vida, entrar nas cadeias como Boa Notícia (somos a Boa Notícia),escutar e ver a pessoa aprisionada como filho e filha de Deus, pois é Cristo, ali presente, atrás das grades, desfigurado pelo pecado. (Mt 25,36).
SERVIÇOS
•    VICENTINOS/VICENTINOS JOVENS
Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), também conhecida por Conferências de São Vicente de Paulo ou Conferências Vicentinas, é um movimento católico de leigos que se dedica, sob o influxo da justiça e da caridade, à realização de iniciativas destinadas a aliviar o sofrimento do próximo, em particular dos social e economicamente mais desfavorecidos, mediante o trabalho coordenado de seus membros.

•    ABRAZ
A ABRAz– Associação Brasileira de Alzheimer reúne familiares, familiares-cuidadores e cuidadores profissionais em seu quadro associativo, para, a partir de suas vivências e conhecimentos, desenvolver ações em favor das pessoas acometidas pela Doença de Alzheimer (DA) e oferecer apoio ao familiar-cuidador.

•    CLUBE MÃE POBRE
É um grupo de assistência formado por voluntários que atendem idosas carentes acima de 65 anos, com famílias que anteriormente não tinham condições de as receber em casa por falta de meios de subsistência, agora podem fazer, pois terão o apoio em parte do que nescessitam, recebendo mensalmente doações de cesta básica, assistência religiosa e outras.

OFICINA DE SANTA RITA
É um grupo de pessoas que fazem enxovais para recém-nascidos no intuito de aliviar os dias difíceis de uma mãe carente na chegada de seu bebê, bem como rezar por todas as gestantes e suas famílias.

•    AMOR EXIGENTE
É um programa de auto e mútua ajuda para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, através do apoio e orientação aos familiares daqueles que apresentam comportamentos inadequados e/ou dependência de drogas.

•    NARCÓTICOS ANÔNIMOS (NA)
NA é uma irmandade ou sociedade de homens e mulheres para quem as drogas se tornaram um problema maior. São adictos em recuperação, que se reúnem regularmente para ajudarem-se uns aos outros a se manter limpos. Este é um programa de total abstinência de todas as drogas.

•    VIGILANTES DO PESO
O Vigilantes do Peso faz parte de uma organização mundial que surgiu nos Estados Unidos e evoluiu durante mais de 55 anos de história, incorporando as mais relevantes pesquisas sobre obesidade com o objetivo de desenvolver uma proposta de emagrecimento confiável e sustentável.

•    Grupo ASAS
É um grupo de oração que reza e oferece sacrifícios pela Santificação dos Sacerdotes, é importante realçar a dimensão da gratidão pelos muitos presbíteros que passaram pela nossa vida, ou que nos distribuíram os mistérios sagrados. Por isso, favoravelmente, queremos rezar pela sua vida e vocação que deve estar alicerçada em Jesus Cristo bem como, pela sua santificação, para que conduzam todos ao encontro do Bom Pastor, e os primeiros dentre eles que devemos rezar são nossos párocos e seus vigários, e pelos padres do mundo inteiro.

•    CORAL SANTA CECÍLIA
É o Coral que representa em apresentações de música clássica, popular e religiosa a Paróquia Sagrado Coração de Jesus em vários ambientes de nossa sociedade, levando a música para alegrar e fortalecer os corações e, como meio de Evangelização às pessoas de todas as classes e situações sociais.

•    C.P.P (Conselho Pastoral Paroquial)
O CPP é um organismo consultivo (Cf. Cân. 536, § 2), que sob a presidência do pároco, planeja, organiza, lidera, coordena e avalia a Pastoral Orgânica da Paróquia. O CPP é o principal organismo coordenador da participação dos leigos com os clérigos e religiosos, na vida e nas ações pastorais da Igreja local.

•    C.P.A (Conselho Paroquial Administrativo)
O Conselho Paroquial para assuntos administrativos, denominado CPA, é um órgão, composto por membros leigos da comunidade, que, assessorando o Pároco, pretende ser o verdadeiro elo de ligação através do qual se efetiva a co-responsabilidade, a co-participação dos fiéis cristãos na administração dos bens temporais da paróquia. O CPA é de constituição obrigatória assegura o Direito Canônico nos artigos 537; 1.280.

Cursos de Capacitação Paróquia Sagrado Coração de Jesus/ SENAC
O objetivo é capacitar pessoas de baixa renda para que tenham novas oportunidades no mercado de trabalho através do desenvolvimento de competências que permitam a execução das atividades pertinentes as áreas administrativas de indústrias e de departamentos comerciais de acordo com a legislação vigente, procedimentos internos, normas técnicas, ambientais, de qualidade e de segurança e saúde no trabalho.

 

O território paroquial abrange os seguintes bairros

Santa Fé, Jardim dos Estados, Jardim Autonomista, Carandá Bosque, Jardim Veraneio, Chácara dos Poderes,  Miguel Couto, Vivendas do Bosque.

 

Párocos

1992 a 2001 – Pe. Washington Eduardo de Oliveira, DIOC

2001 a 2011 – Pe. Paulo Sérgio Vital da Cruz, DIOC

2011 a 2013 – Pe. Jair da Conceição Máximo, PF

2013 a …       – Pe. Paulo Roberto de Oliveira, DIOC

Facebook Comments