Exame de consciência: prática antiga mas tão boa – o Papa em Santa Marta nesta sexta-feira

Para que o mal não entre em nós há uma prática muito antiga mas tão boa : o exame de consciência – esta a principal mensagem do Papa Francisco na homilia da Missa em Santa Marta na sexta-feira dia 10 de outubro.

O Evangelho do dia recorda-nos que o diabo volta sempre e vem ter connosco, não deixa nunca de nos tentar – sublinhou o Santo Padre que considerou ainda que o diabo tem paciência e quer para si a nossa alma. Também tentou Jesus mesmo até à Sua Paixão. É, pois, preciso guardar o nosso coração que é o lugar onde habita o Espírito Santo – afirmou o Papa Francisco:

“ Ter um coração recolhido, um coração sobre o qual nós sabemos o que sucede e aqui e ali pode-se fazer a prática antiga da Igreja, mas boa: o exame de consciência. Quem de nós, à noite, antes de terminar o dia, fica sozinho ou sozinha e faz-se a pergunta: o que aconteceu hoje no meu coração. O que aconteceu? Que coisas aconteceram através do meu coração? Se não o fazemos, não sabemos, verdadeiramente, vigiar bem nem conservar bem.”

O Papa Francisco concluiu a sua homilia considerando que o exame de consciência é uma graça, porque conservar o nosso coração é conservar o Espírito Santo que está dentro de nós.

Facebook Comments