EDAP celebra seu jubileu de 30 anos no Ano Santo da Misericordia

Para celebrar o jubileu de 30 anos da EDAP – Escola Diocesana de Agentes de Pastoral, foi celebrada a Santa Missa na catedral Nossa Senhora da Abadia – Paróquia Santo Antonio em 12/11, às 18h00, presidida pelo arcebispo emérito Dom Vitório Pavanello, SDB e Pe. Ubajara Figueiredo.

“Momento de gratidão a Deus por todos esses anos em que a EDAP tem oferecido formação pastoral, teológica e bíblica aos leigos e leigas”, afirma Maíla Aguiar Santos.

A celebração contou com a presença de 150 alunos, professores e também de Maíla Aguiar Santos, coordenadora diocesana da EDAP.

O Jubileu foi celebrado e comemorado após a realização da Assembleia Arquidiocesana de Pastoral.
As atuais Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil alerta para a formação continuada do povo de Deus, que caminha e caminhando constrói a Civilização do Amor.
É a Igreja em estado permanente de missão, em saída.
Diante da necessidade de ouvir e praticar a Palavra de Deus, para sermos discípulos missionários, toda a vida e ação da Igreja deve ser animada pela Palavra de Deus, seremos a Casa da Animação Bíblica da Vida e da Pastoral.
“Na alvorada do terceiro milênio, não só existem muitos povos que ainda não conheceram a Boa-Nova, mas há também muitos cristãos que têm necessidade que lhes seja anunciada novamente, de modo persuasivo, a Palavra de Deus, para poderem experimentar concretamente a forço do Evangelho […]; particularmente as novas gerações têm a necessidade de ser introduzidas na Palavra de Deus através do encontro e do testemunho autêntico do adulto, da influência positiva dos amigos e da grande companhia que é a comunidade eclesial.” (Bento XVI, Verbum Domini, nn.96.97)
Não basta um contato casual e momentâneo com a Palavra de Deus. Este contato tem que ser profundo e vivencial, onde as pessoas sejam levadas a ver a própria vida à luz da Palavra e, assim, possam empenhar-se por coloca-la em prática efetivamente.
Importância especial tem a Leitura Orante da Palavra de Deus, cujo método é leitura, meditação, oração e contemplação da Palavra de Deus.
A animação bíblica da pastoral é o esforço de iluminar com a Palavra de Deus toda a vida através do conhecimento e interpretação, da comunhão e da oração com a Palavra e da evangelização e proclamação da Palavra de Deus.

whatsapp-image-2016-11-13-at-17-43-03 whatsapp-image-2016-11-13-at-17-42-59 whatsapp-image-2016-11-13-at-17-40-04 whatsapp-image-2016-11-13-at-17-40-01