Dom Mariano: 1 ano de episcopado

A Arquidiocese de Campo Grande está em festa! Há 1 ano, Dom Mariano Danecki era ordenado Bispo auxiliar da capital.

Durante missa solene, ele foi ordenado e empossado pelo Arcebispo Dom Dimas Lara Barbosa. Dom Sérgio Eduardo Castriani, arcebispo de Manaus, e Dom João Wilk, bispo de Anápolis (GO),  foram concelebrantes.

Nomeado Bispo pelo Papa Francisco em 24 fevereiro do ano passado, o Frade polonês traz como marca do seu episcopado o desejo do serviço e o anúncio do Evangelho aos mais carentes.

Natural de Sochaczew, na Polônia, Dom Mariano nasceu em 8 de setembro de 1951.

Ele pertence à Ordem dos Frades Menores Conventuais (OFMConv). Ingressou no Seminário Menor de Niepokalanów aos 14 anos.

Foi ordenado presbítero no dia 19 de junho de 1977, em Sochaczew. Por oito anos exerceu o ministério sacerdotal na Polônia, passando por diversas paróquias e também na arquidiocese de Varsóvia até 1984.

Desempenhou atividade na Pastoral Vocacional e no Centro Vocacional de Niepokalanów. Em 14 de abril de 1985, foi enviado à Missão de São Maximiliano Maria Kolbe no Brasil.

Na arquidiocese de Brasília e diocese de Luziânia (GO), foi pároco em diferentes paróquias. Entre 1987 a 1994, exerceu atividade de formador no Seminário Propedêutico da Ordem dos Frades Menores Conventuais, no Jardim da Imaculada, em Luziânia e no Seminário São Francisco de Assis, em Brasília. Foi diretor Nacional do Movimento Milícia da Imaculada e vigário da Província São Maximiliano Maria Kolbe no Brasil de 2003 a 2007. Em 2008, seguiu para a Missão Franciscana na Amazônia, onde estava como pároco na prelazia de Tefé (AM).