Dom Eduardo Pinheiro toma posse na diocese de Jaboticabal (SP)

Dom Eduardo Pinheiro da Silva, tomou posse em missa na catedral de Nossa Senhora do Carmo, no domingo, 21 de junho. Foi nomeado pelo papa Francisco no dia 22 de abril, como bispo de Jaboticabal. Foi transferido da sede titular de “Gisipa” e do ofício de bispo auxiliar da arquidiocese de Campo Grande (MS), onde estava desde 2005. Dom Eduardo Pinheiro pertence à Congregação dos Salesianos de Dom Bosco (SDB).

Quinto bispo diocesano de Jaboticabal e já se referindo aos fiéis e ao clero como “irmãos e filhos”, dom Eduardo disse sentir que Deus o quis na diocese e, por isso, afirma ter a reta intenção de acertar a vontade d’Ele, para realizar Seus desígnios nessa diocese, sobretudo com os jovens.
Após um momento de grande emoção na homilia, o bispo, ao mencionar o nome da cidade, descontraiu: “Jabuticabas ainda não as encontrei, mas já sinto em vocês a doçura da fruta que, cultivada com zelo e paciência, produz-se em enorme quantidade. É uma fruta genuína do Brasil, nascida das jabuticabeiras. Faz lembrar a simplicidade da vida em que somos plantados; relembra-nos a água do batismo para que a gente dê frutos”.
Dom Eduardo destacou ainda que, ao se contemplar uma jabuticabeira carregada de frutos, cada um pode recordar duas coisas: a unidade para se cultivar com Deus, como a jabuticaba no tronco, por onde passam nutrientes; e a unidade com os irmãos, a quem Deus nos confia para amar e servir”. Ao final da homilia, o bispo se ajoelhou diante da imagem de Nossa Senhora do Carmo, padroeira da diocese, e rezou.