Curso de formação para CF 2017 apresenta ações de preservação do bioma

A preocupação com a preservação dos biomas brasileiros é o foco da Campanha da Fraternidade neste ano. Para preparar o clero, os animadores de Campanhas, coordenadores dos Setores de Missão Permanente (Setorização) e outras lideranças a transmitirem com mais aprofundamento o tema foi realizado no último dia 18 o Curso de Formação para a CF 2017. O encontro aconteceu na Comunidade Santo Agostinho da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Neste ano a Arquidiocese de Campo Grande assume como gesto concreto da Campanha a conscientização das famílias para o cultivo de hortas caseiras. Seguindo o exemplo nacional da Pastoral da Criança, a horta caseira é uma oportunidade para que famílias contribuam com o meio ambiente, fortaleçam o convívio entre pais e filhos, além de poder ser uma fonte de renda e consumo. Durante o curso ficou definido que caberá às lideranças cadastrarem as famílias no projeto das hortas caseiras.

DSC_4280

Entre as ações propostas para aumentar o envolvimento das famílias durante a CF 2017 e perpetuar o aprendizado estão estímulo à reciclagem do lixo nas residências, escolas e igrejas da Arquidiocese, a não utilização de copos descartáveis nos encontros paroquias de forma a estimular as pessoas a trazerem copos de plástico de casa ou garrafas reutilizáveis com o objetivo de diminuir a geração de lixo, mutirão de limpeza nas ruas e ciclovias dos bairros com o apoio da associação de moradores, além de preservação e uso consciente da água.

A Campanha da Fraternidade acontece durante todo o período da Quaresma e tem um encerramento simbólico após a Páscoa. Porém é importante observar que o ensinamento e a conscientização propostos durante esse período perdura junto à comunidade durante o ano litúrgico e ações do dia a dia.

Veja as fotos da formação: https://www.flickr.com/photos/104830409@N08/albums/72157677159632833