Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade – 54ª Assembleia Geral Ordinária dos Bispos do Brasil

A 54ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) será realizada de 6 a 15 de abril, em Aparecida (SP).

A Assembleia Geral deste ano terá como tema central “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade” e contará com a presença de, aproximadamente, 320 bispos de 18 regionais da CNBB.

Relembrando um pouco o papel dos leigos e leigas, sob a luz do Documento de Aparecida:

“Os fiéis leigos são “os cristãos que estão incorporados a Cristo pelo batismo, que formam o povo de Deus e participam das funções de Cristo: sacerdote, profeta e rei. Realizam, segundo sua condição, a missão de todo o povo cristão na Igreja e no mundo”.  São “homens da Igreja no coração do mundo, e homens do mundo no coração da Igreja”.

Os leigos também são chamados a participar na ação pastoral da Igreja, primeiro com o testemunho de vida e, em segundo lugar, com ações no campo da evangelização, da vida litúrgica e outras formas de apostolado, segundo as necessidades locais sob a guia de seus pastores. Estes estarão dispostos a abrir para eles espaços de participação e confiar-lhes ministérios e responsabilidades em uma Igreja onde todos vivam de maneira responsável seu compromisso cristão. Aos catequistas, ministros da Palavra e animadores de comunidades que cumprem magnífica tarefa dentro da Igreja, os reconhecemos e animamos a continuarem o compromisso que adquiriram no Batismo e na Confirmação”.