Cristãos Leigos e Leigas na Igreja. Conheça as videoaulas sobre o Documento nº 105 da CNBB

A 54ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil – CNBB, realizada em Aparecida-SP, de 06 a 15 de abril de 2016, aprovou o Documento nº 105: Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade. Sal da Terra e Luz do Mundo (Mt 5,13-14).

Quem somos leigos e leigas
Os cristãos leigos e leigas são portadores da graça batismal, participantes do sacerdócio comum, fundado no único sacerdócio de Cristo. Nesse sacerdócio comum se baseia a fraternidade, a irmandade, a dignidade de todos na Igreja enquanto única família de Deus, recebem, pois, o caráter sacramental que os diferencia dos não batizados (Doc 105, nº 110).

Nosso Batismo
A partir da concepção eclesiológica da comunhão, o Concílio Vaticano II definiu o cristão leigo de maneira positiva e afirmou a sua plena incorporação à Igreja e ao seu ministério.

“Estes fiéis foram incorporados a Cristo pelo Batismo, constituídos Povo de Deus, e a seu modo, feitos partícipes do munus sacerdotal, profético e régio de Cristo, pelo que exercem sua parte na missão de todo o povo cristão na Igreja e no mundo”.

Por isso, os cristãos leigos e leigas são Igreja e não apenas pertencem à Igreja. Já Pio XII afirmava: “Os fieis leigos estão na linha mais avançada da vida da Igreja: por eles, a Igreja é o princípio vital da sociedade. Por isso, eles, sobretudo, devem ter uma consciência cada vez mais clara, não somente de que pertencem à Igreja, mas de que são Igreja, isto é, comunidade dos fiéis na terra sob a direção do chefe comum, o Papa, e dos bispos em comunhão com ele. Eles são Igreja”. (Doc 105, nº 109)

laudelino-300x202
A seguir você poderá acessar às videoaulas sobre este documento, gravadas pelo assessor nacional da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Sr. Laudelino Augusto Azevedo.

VIDEO 01 APRESENTAÇÃO DOC 105

VÍDEO 02 INTRODUÇÃO DOC 105

VÍDEO 03 CAPITULO 01 PARTE 01

VÍDEO 04 CAPITULO 01 PARTE 02

VÍDEO 05 CAPITULO 02

VIDEO 06 CAPITULO 03 PARTE 01

VÍDEO 07 CAPITULO 03 PARTE 02- CONCLUSÃO

Facebook Comments