Conheça o início da devoção à Nossa Senhora da Abadia em Campo Grande

A Igreja Católica celebra solenemente no dia 15 de agosto a devoção à Nossa Senhora da Abadia, dia da festa da Assunção de Maria Santíssima ao Céu. Dom Antônio Barbosa, primeiro bispo de Campo Grande, explica em carta publicada em 1978 que “Abadia, no sentido etimológico, é a casa presidida pelo Abbas, isto é, por um PAI. Maria entra na Casa do Pai, com honras de Mãe e Rainha do céu e da terra”.

Desde 1958, ano da posse de Dom Antônio Barbosa, Nossa Senhora da Abadia é a padroeira oficial da Arquidiocese de Campo Grande. Título efetivado pelo Papa Pio XII.

A devoção a Nossa Senhora da Abadia é originária de Portugal. Na capital, a devoção à Senhora da Abadia teve início com os mineiros fundadores da cidade. O bandeirante Eliseu Ramos foi o responsável por difundir a devoção quando aqui ainda era chamado de Santo Antônio de Campo Grande. Em um momento de angustia recorreu a Virgem e prometeu celebrar todos os anos a festa de Nossa Senhora da Abadia.

A primeira imagem chegou no dia 09 de agosto de 1912. A história registra que ela foi recepcionada, vinda de trem e carro de bois, na atual Praça dos Imigrantes, e levada em procissão à igreja de Santo Antônio, sua primeira morada.

Nossa Senhora da Abadia, rogai a Deus por nossa Arquidiocese!