Coletiva de Imprensa sobre CF 2018

ARQUIDIOCESE DE CAMPO GRANDE – MS

COLETIVA DE IMPRENSA PARA A CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2018

A Arquidiocese de Campo Grande – MS convida todos os veículos de comunicação para a coletiva de imprensa sobre a Campanha da Fraternidade 2018, cujo lema será “Fraternidade e Superação da Violência”, com o lema “Somos todos irmãos” (Mt 23,8).

Data:           14 de fevereiro de 2018
Local:          Auditório da Cúria Metropolitana – Rua Amando de Oliveira, 448 – Bairro Amambaí
Telefone: (67) 9 8457-1091
Horário:       09h00

Nesta Campanha da Fraternidade queremos refletir sobre a realidade da violência, orar pelas vítimas da violência e unir as forças vivas da comunidade na busca de sua superação. Vamos lançar um olhar também sobre os rumos e impasses que, há décadas, vêm dominando as políticas públicas de segurança no Brasil, já que nossos índices superam significativamente os de países que se encontram em guerra ou que são vítimas de atentados terroristas.

Em 18 de fevereiro, às 09h00, no ginásio poliesportivo Dom Bosco será celebrada a Santa Missa para o lançamento da Campanha da Fraternidade 2018.

A Arquidiocese de Campo Grande organizou vários GTs – Grupos de Trabalho com propostas concretas para incidir nos diversos aspectos da violência, formados com a participação de cidadãos, autoridades, religiosos, acadêmicos, a saber: Violência no Trânsito, Violência contra a Pessoa Idosa, Violência contra a Criança e Adolescente, Suicídio, Crime Organizado, Violência contra a Mulher, Violência contra os Povos Indígenas, Violência Institucional, Violência nas Escolas, Violência Racial, Violência no Campo. Pretendemos, ainda, realizar uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa e, se possível, a Cidade da Paz no Parque das Nações Indígenas em novembro/2018.

O Cartaz:

O cartaz da CF2018 apresenta um grupo de pessoas de idades e etnias diferentes representando a multiplicidade da sociedade brasileira. As pessoas formam um círculo e unem as mãos, indicando que a superação da violência só será possível a partir da união de todos a partir de um pacto firmado em agir para combater a cultura da violência, e resgatar uma cultura de tolerância e de paz. A violência atinge toda a sociedade brasileira em suas múltiplas esferas; o caminho para superar a violência é a fraternidade entre as pessoas que se unem para implementar a cultura da paz.

O lema “Somos todos irmãos” busca resgatar o sentido da fraternidade dos povos, pois somos todos irmãos e irmãs, filhos e filhas de um mesmo Pai. Por isso, iluminados pelo Evangelho do Reino, somos chamados à não violência.

Objetivo Geral da Campanha da Fraternidade:

Construir a fraternidade, promovendo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, à luz da Palavra de Deus, como caminho de superação da violência.

Como acontece todos os anos, desde 1964, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil apresenta a Campanha da Fraternidade como caminho de conversão, e que inicia seu desenvolvimento no tempo da quaresma, como caminho pessoal, comunitário e social para reflexão, mudança de atitudes, tempo em que somos tocados pela Palavra de Deus, cultivamos a oração, o amor a Deus e a solidariedade fraterna. Tempo especial em que somos chamados e despertados para os sentimentos de Jesus Cristo.

Arquidiocese de Campo Grande – MS
www.arquidiocesedecampogrande.org.br