São João Evangelista: nova paróquia da Arquidiocese de Campo Grande atenderá região do Portal Caiobá

Instituicao da Paroquia Sao Joao Evangelista

A Arquidiocese de Campo Grande ganhou sua 45ª paróquia no último domingo, 28 de junho de 2015. Nesta data foi eregida a Paróquia São João Evangelista, no Portal Caiobá, em solene Celebração Eucarística presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Dimas Lara Barbosa, com a presença do bispo emérito dom Vitório Pavanello e dos padres Solimário Lacerda, Ubajara Paes, Fabiano Vilela, Oralino Zanchin e Ricardo Pereira. A missa contou ainda com a participação de fieis da Paróquia Cristo Rei e de sacerdotes responsáveis pelas paróquias da forania oeste da Arquidiocese de Campo Grande.

Durante a celebração foi lido o decreto de criação da Paróquia São João Evangelista e também o decreto de posse de seu primeiro pároco, o Pe. Vicent Lawrence Savarimuthu – da Congregação Filhas de Maria Imaculada. O novo pároco leu seu Juramento de Fidelidade, dizendo:

“Eu, Vicent Lawrence Savarimuthu, ao assumir o ofício de Pároco, prometo conservar sempre a comunhão com a Igreja católica, quer em palavras por mim proferidas. quer em meu procedimento. Com grande diligência e fidelidade desempenharei os ofícios, pelos quais estou ligado em função da Igreja, tanto universal, como particular, na qual, conforme as normas do direito, sou chamado a exercer meu ofício. Ao desempenhar meu ofício, que em nome da Igreja me foi conferido, guardarei integralmente o depósito da fé, que com fidelidade transmitirei e explicarei. Quaisquer doutrinas, portanto, contrárias a este depósito, serão por mim evitadas. Hei de seguir e promover a disciplina comum de toda a Igreja, e acatar a observância de todas as leis eclesiásticas, sobretudo aquelas que estão contidas no Código de Direito Canônico. Com obediência cristã seguirei o que declaram os sagrados Pastores, como autênticos doutores e mestres da fé ou o que estabelecem como orientadores da Igreja, e prestarei fielmente auxílio aos Bispos diocesanos, a fim de que a ação apostólica, a ser exercida em nome e por mandato da Igreja, se realize em comunhão com a mesma Igreja. Assim Deus me ajude e estes Santos Evangelhos, que toco com minhas mãos”.

Em seguida, foi cumprimentado pelos sacerdotes presentes e aplaudido pela comunidade. Ao tomar posse como pároco, o Pe. Vicent assume a administração de todas as responsabilidades pastorais da nova paróquia. “Eu sonho com uma fraternidade religiosa marcada pela corresponsabilidade, comunhão e participação, na qual cada um possa se sentir autor e não mero expectador desse crescimento”, disse.

Durante a Celebração ocorreu ainda a renovação dos votos sacerdotes do Pe. Vicent e o descerramento da placa de instituição da Paróquia São João Evangelista.

História da Comunidade

O terreno para a construção da comunidade católica São João Evangelista foi adquirido em 1988 com recursos da Arquidiocese de Campo Grande e de moradores do Portal Caiobá. Em dez anos foi construída a primeira capela, aonde eram realizadas as celebrações e ministrados os sacramentos. Semanalmente o pároco e os ministros da eucaristia da Paróquia Cristo Rei visitavam essa área pastoral. Nos últimos anos, os fiéis priorizaram a construção de um novo salão em vista da necessidade de emancipação da comunidade.

Após ser desmembrada da Paróquia Cristo Rei, a nova paróquia passa a ter autonomia administrativa e pastoral e a presença constante do pároco na região. “Graças a Deus alcançamos o nosso objetivo com o apoio da Arquidiocese e do Pe. Vicente, que veio da Índia para nos atender”, comemorou o Sr. Adenir Amorim, que participa da comunidade há 15 anos.

Território paroquial

O território da Paróquia São João Evangelista abrange os bairros Caiobá I e II, Rancho Alegre, Santa Emília, Vila Fernanda e Riviera Park. Fazem parte da paróquia, as capelas São João Maria Vianney, Nossa Senhora das Dores e São Francisco de Assis.

Fládima Christofari
Pascom da Paróquia Cristo Rei