RSS ARQUIDIOCESE
Você está aqui: Notícias Notícias do MS e Brasil Hemosul espera aumentar em 13% doação de sangue em Campo Grande

Hemosul espera aumentar em 13% doação de sangue em Campo Grande

O Hemosul (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul) acredita que pode aumentar as doações de sangue a partir da criação do novo Regulamento Técnico de Procedimentos Hemoterápicos, com novos critérios para a doação de sangue no Brasil.

A gerente técnica do Hemosul, Marina Sawada Torres, disse que o órgão estadual já tomou conhecimento da nova portaria. “Esperamos que a medida suprir nossa meta com a ajuda de divulgação na imprensa. Porém, a maior deficiência é do tipo de sangue negativo”, diz.

Nova Portaria
Segundo informações do Ministério da Saúde, a nova legislação estabelece diretrizes voltadas ao aumento da segurança para quem doa e recebe sangue no País e inova ao ampliar a faixa etária para candidatos a doação.

Com as medidas, a previsão do Ministério é que aproximadamente 14 milhões de brasileiros sejam incentivados a serem doadores.

A Portaria 1.353 determina, ainda, que a orientação sexual não deve ser usada como critério para a seleção de doadores de sangue.

*Faixa etária
A partir da nova legislação, jovens entre 16 e 17 anos e idosos com até 68 anos também poderão doar sangue no Brasil. Pela norma anterior, a doação era autorizada para pessoas com idade entre 18 e 65 anos.

Com a ampliação da faixa etária para doação, a expectativa do governo federal é ampliar o volume de sangue coletado no Brasil que, atualmente, chega a 2,5 milhões de bolsas por ano.

cgnews




Pessoas que leram este artigo também leram:

Deixe seu comentário:

comentários  

 
# Thaina 24-02-2012 21:14
Quais sao os dias para doar sangue?
Responder | Responder com citação | Citar
 

Comentar


Código de segurança
Atualizar