RSS ARQUIDIOCESE
Você está aqui: Notícias Notícias da Arquidiocese Solenidade na Câmara coroa e reconhece o trabalho dos Vicentinos - Fotos

Solenidade na Câmara coroa e reconhece o trabalho dos Vicentinos - Fotos

A Câmara Municipal de Campo Grande promoveu na noite desta quarta-feira (6) Sessão Solene em comemoração ao Dia do Vicentino. 

Na ocasião foram homenageadas diversas personalidades de Campo Grande, que se dedicam à caridade contribuem para o auxílio ao próximo, como forma de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à população carente.

* CLIQUE AQUI PARA VER AS FOTOS DA HOMENAGEM AOS VICENTINOS

A solenidade foi aberta com a apresentação dos funcionários Ulzam e Dalva, do gabinete do presidente Paulo Siufi, que contaram músicas sacras, emocionando os presentes.

A data foi instituída no calendário de eventos do município por meio da Lei Municipal nº 4.100/2003, de autoria do vereador Airton Saraiva (DEM). De acordo com a Lei, o Dia do Vicentino é comemorado anualmente no segundo domingo do mês de Julho.

Em discurso na Tribuna o vicentino Mauro Alves da Silva destacou que os vicentinos partilham o amor de Jesus pelos menos favorecidos. “Queria lembrar algumas palavras do nosso Arcebispo Dom Vitório Pavanello, que diz: ‘Se você não é cristão seja vicentino’, pois temos que amar os pobres como nós amamos a Jesus. Ver no rosto do pobre o rosto do próprio Cristo. A luta do pobre é a nossa luta, a luta pela dignidade da pessoa humana. O maior ato de amor é entregar-se integralmente por ofício ou por vontade para alívio dos aflitos, nisto está toda a perfeição. O nosso olhar é o olhar do pobre, muitas vezes sem voz e sem vez”, afirmou Mauro destacando a importância do trabalho desenvolvido pelos vicentinos.

O presidente da Sociedade São Vicente de Paulo, Dr. Reinaldo Antônio Martins afirmou que as homenagens representam o reconhecimento pelos serviços prestados aos pobres desde a fundação da Sociedade em 23 de abril de 1833 na França. “Chegamos ao Brasil há 129 anos no Rio de Janeiro e estamos em Campo Grande há 82 anos. Somos conhecidos como vicentinos e nosso trabalho é voltado a toda sorte de caridade, a toda ajuda que o pobre necessita. Não levamos somente o alimento, o alimento é a forma como entramos na casa dessas pessoas. 
O objetivo maior dos vicentinos é levar o evangelho a todas essas pessoas que se sentem excluídas da sociedade. O importante é poder partilhar esse tempo que temos para doar e ver o quanto eles ensinam a gente, nos ajudando a crescer cada dia mais. Nossos recursos são muito escassos e precisamos contar com a ajuda de todos”,
ressaltou Reinaldo, prestando uma homenagem especial à trajetória cristã do Arcebispo Dom Vitório Pavanello, que deixará o cargo no próximo dia 10 de agosto, para ser substituído por Dom Dimas.

O Bispo Dom Vitório Pavanello, arcebispo metropolitano de Campo Grande também fez uso da Palavra durante a solenidade para destacar a importância da caridade vicentina para a sociedade. “Quando vemos uma pessoa sofrendo, em situação de necessidade, vemos ali o próprio Jesus sofrendo. A melhor imagem de Deus é ver o homem dignificado, seja ele quem for. Onde houver uma pessoa em necessidade ali tem um vicentino, com sua paciência e amor. As conferências vicentinas são como as minhocas, ninguém as vê, mas onde elas estão a terra é fértil. Para Deus os vicentinos têm essa função escondida, quase que subterrânea, mas um trabalho muito importante para manter a terra fértil”, salientou o arcebispo.

Em seu pronunciamento, o vereador Airton Saraiva, proponente da solenidade, afirmou que “as homenagens de hoje vêm justamente para coroar o trabalho desenvolvido pelos vicentinos, que vivem no anonimato. E é isso que engrandece o trabalho de vocês, que não ficam sob os holofotes. É uma honra estar aqui hoje junto com demais vereadores homenageando os vicentinos”, disse Saraiva.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Siufi enfatizou que “esta homenagem é devida, pois vocês escrevem a história do cristianismo de uma forma diferente, fazendo o bem sem olhar a quem. O anonimato é a ferramenta oficial de vocês, esta forma humilde de chegar aos lares mais necessitados é o que mais me encanta de todos os setores da Igreja Católica. Vocês, vicentinos, são todos valorosos e merecem esta justa homenagem. Podem ter a certeza de que hoje vocês estão tendo um resgate de tudo aquilo que muitas vezes os familiares e amigos não entendem. Hoje toda a Campo Grande sabe porque muitas vezes vocês deixam a vida de vocês para se dedicarem ao próximo”, reforçou Siufi.

Sobre os Vicentinos
A Sociedade São Vicente de Paulo é uma organização católica internacional de leigos, fundada em Paris no ano de 1833, existindo nos cinco continentes com 170 anos de atividades voltadas para toda e qualquer obra de caridade, sob o influxo da justiça e da caridade, por aliviar os sofrimentos do próximo mediante o trabalho coordenado de seus membros. Chegou ao Brasil em 1892 e em Campo Grande em 31 de maio de 1923, contando atualmente com 53 grupos, tradicionalmente chamados de “Conferências”.


Confira a lista dos homenageados:


Dom Vitório Pavanello
Mauro Alves da Silva
Lourival Virgínio Leite
Ramão Ávalo
Rita Aparecida Valdez Cheverria
Maria Sawako Ishii
Hilário Sabino dos Santos
Erides Teixeira dos Santos
Ramão Roberto Barrios
Izolito Amador Campagna
Paulo Fortes Pereira
Iolanda Silveira Barros


Francisco Ferreira Costa
Luiz Inácio de Lima
Ademar Zadi
Audinéia Fernandes Guimarães Nogueira
Marta Vanuza Gomes da Silva
Judith Neves Cardoso
Ogenir Maria de Carvalho
Jair Antônio Pereira
Cleusa Conceição de Araújo Pereira
Arenice Maria da Silva Rosa de Azevedo
Pedro Sales Lima
Eli Goulart de Jesus

Antônio Borges da Silva
Moacir Batistoti
Antônio Aparecido Martins
Sebastião Rocha Braga
Anatalício Fernandes de Souza
Odeli de Andrade Rodrigues
Maria Leite Antunes
Wilma Machado Lyra Pereira
Juraci Costa Rodrigues Santareno
Adriano Souza Coelho
Elias Antônio Polese
Antônia Rodrigues da Silva
Airton Rodrigues da Silva






Pessoas que leram este artigo também leram:

Deixe seu comentário:

Comentar


Código de segurança
Atualizar