RSS ARQUIDIOCESE
Você está aqui: Notícias Notícias da Arquidiocese Solenidade na Câmara coroa e reconhece o trabalho dos Vicentinos - Fotos

Solenidade na Câmara coroa e reconhece o trabalho dos Vicentinos - Fotos

A Câmara Municipal de Campo Grande promoveu na noite desta quarta-feira (6) Sessão Solene em comemoração ao Dia do Vicentino.

Na ocasião foram homenageadas diversas personalidades de Campo Grande, que se dedicam à caridade contribuem para o auxílio ao próximo, como forma de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à população carente.

* CLIQUE AQUI PARA VER AS FOTOS DA HOMENAGEM AOS VICENTINOS

A solenidade foi aberta com a apresentação dos funcionários Ulzam e Dalva, do gabinete do presidente Paulo Siufi, que contaram músicas sacras, emocionando os presentes.

A data foi instituída no calendário de eventos do município por meio da Lei Municipal nº 4.100/2003, de autoria do vereador Airton Saraiva (DEM). De acordo com a Lei, o Dia do Vicentino é comemorado anualmente no segundo domingo do mês de Julho.

Em discurso na Tribuna o vicentino Mauro Alves da Silva destacou que os vicentinos partilham o amor de Jesus pelos menos favorecidos. “Queria lembrar algumas palavras do nosso Arcebispo Dom Vitório Pavanello, que diz: ‘Se você não é cristão seja vicentino’, pois temos que amar os pobres como nós amamos a Jesus. Ver no rosto do pobre o rosto do próprio Cristo. A luta do pobre é a nossa luta, a luta pela dignidade da pessoa humana. O maior ato de amor é entregar-se integralmente por ofício ou por vontade para alívio dos aflitos, nisto está toda a perfeição. O nosso olhar é o olhar do pobre, muitas vezes sem voz e sem vez”, afirmou Mauro destacando a importância do trabalho desenvolvido pelos vicentinos.

O presidente da Sociedade São Vicente de Paulo, Dr. Reinaldo Antônio Martins afirmou que as homenagens representam o reconhecimento pelos serviços prestados aos pobres desde a fundação da Sociedade em 23 de abril de 1833 na França. “Chegamos ao Brasil há 129 anos no Rio de Janeiro e estamos em Campo Grande há 82 anos. Somos conhecidos como vicentinos e nosso trabalho é voltado a toda sorte de caridade, a toda ajuda que o pobre necessita. Não levamos somente o alimento, o alimento é a forma como entramos na casa dessas pessoas.
O objetivo maior dos vicentinos é levar o evangelho a todas essas pessoas que se sentem excluídas da sociedade. O importante é poder partilhar esse tempo que temos para doar e ver o quanto eles ensinam a gente, nos ajudando a crescer cada dia mais. Nossos recursos são muito escassos e precisamos contar com a ajuda de todos”,
ressaltou Reinaldo, prestando uma homenagem especial à trajetória cristã do Arcebispo Dom Vitório Pavanello, que deixará o cargo no próximo dia 10 de agosto, para ser substituído por Dom Dimas.

O Bispo Dom Vitório Pavanello, arcebispo metropolitano de Campo Grande também fez uso da Palavra durante a solenidade para destacar a importância da caridade vicentina para a sociedade. “Quando vemos uma pessoa sofrendo, em situação de necessidade, vemos ali o próprio Jesus sofrendo. A melhor imagem de Deus é ver o homem dignificado, seja ele quem for. Onde houver uma pessoa em necessidade ali tem um vicentino, com sua paciência e amor. As conferências vicentinas são como as minhocas, ninguém as vê, mas onde elas estão a terra é fértil. Para Deus os vicentinos têm essa função escondida, quase que subterrânea, mas um trabalho muito importante para manter a terra fértil”, salientou o arcebispo.

Em seu pronunciamento, o vereador Airton Saraiva, proponente da solenidade, afirmou que “as homenagens de hoje vêm justamente para coroar o trabalho desenvolvido pelos vicentinos, que vivem no anonimato. E é isso que engrandece o trabalho de vocês, que não ficam sob os holofotes. É uma honra estar aqui hoje junto com demais vereadores homenageando os vicentinos”, disse Saraiva.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Siufi enfatizou que “esta homenagem é devida, pois vocês escrevem a história do cristianismo de uma forma diferente, fazendo o bem sem olhar a quem. O anonimato é a ferramenta oficial de vocês, esta forma humilde de chegar aos lares mais necessitados é o que mais me encanta de todos os setores da Igreja Católica. Vocês, vicentinos, são todos valorosos e merecem esta justa homenagem. Podem ter a certeza de que hoje vocês estão tendo um resgate de tudo aquilo que muitas vezes os familiares e amigos não entendem. Hoje toda a Campo Grande sabe porque muitas vezes vocês deixam a vida de vocês para se dedicarem ao próximo”, reforçou Siufi.

Sobre os Vicentinos
A Sociedade São Vicente de Paulo é uma organização católica internacional de leigos, fundada em Paris no ano de 1833, existindo nos cinco continentes com 170 anos de atividades voltadas para toda e qualquer obra de caridade, sob o influxo da justiça e da caridade, por aliviar os sofrimentos do próximo mediante o trabalho coordenado de seus membros. Chegou ao Brasil em 1892 e em Campo Grande em 31 de maio de 1923, contando atualmente com 53 grupos, tradicionalmente chamados de “Conferências”.

Confira a lista dos homenageados:

Dom Vitório Pavanello

Elias Antônio Polese
Antônia Rodrigues da Silva
Airton Rodrigues da Silva

Pessoas que leram este artigo também leram:

Deixe seu comentário: