RSS ARQUIDIOCESE
Você está aqui: Formação Igreja Fé Católica Orientações para a Equipe da Pastoral do Dízimo

Orientações para a Equipe da Pastoral do Dízimo

Dízimo é uma pastoral
Não se implanta o dízimo por decreto. Tanto para a implantação como para a manutenção do dízimo é importante que a paróquia conte com uma “equipe missionária do dízimo”. Esta deve ser uma equipe bem formada e bem aceita na paróquia. Esta equipe deve ser preparada para que possa atuar com muita sintonia e organização, preferencialmente contando com representantes das diversas pastorais e movimentos da comunidade.

A equipe da pastoral do Dízimo não pode ser considerada uma equipe secundária, ou um apêndice. Não se trata de uma equipe com a finalidade de captar recursos para a igreja ou administrar uma obra. Não se trata de um ato meramente financeiro-administrativo dentro de uma comunidade. É, isto sim, um trabalho Pastoral. É uma pastoral tão importante quanto a pastoral da Catequese, da Liturgia etc. Se a pastoral do Dízimo não vai bem, todas as outras são prejudicadas. A equipe, portanto, deve ter consciência de que esse é um trabalho pastoral.
Por isso, o _self objetivo da Equipe de Pastoral do Dízimo é evangelizar sobre o Dízimo. E isso deve ser feito de modo tal que todos os membros da comunidade se sintam solidários e co-responsáveis na manutenção da paróquia. Na verdade, para sermos fiéis à Bíblia, o Dízimo deveria ser a única fonte de recursos de uma comunidade de fé. Então, ele seria sinal de partilha e de comunhão, a exemplo das primeiras comunidades cristãs.

Conhecimento do Dízimo.

A equipe deve conhecer bem o assunto. Deve estar preparada para ajudar a esclarecer dúvidas sobre o Dízimo.

O testemunho da equipe.
Quem faz parte desta equipe precisa ser dizimista para valer. Tentar convencer a outros sobre algo de que não estamos convencidos não funciona. Quando vamos motivar os fiéis sobre o Dízimo, devemos falar da experiência própria, algo que sai de dentro com plena convicção. Todos devem dar testemunho.

Disponibilidade para o dízimo.

A equipe deve ter tempo para se dedicar à Pastoral do Dízimo. Preferencialmente nos dias em que há mais movimento na comunidade. Normalmente as missas são aos sábados e aos domingos. Antes e após as missas, a presença de elementos da equipe do Dízimo possibilita a contribuição dos dizimistas.

Organização.
A equipe deve ser bem organizada. É importante que na equipe haja alguém com experiência administrativa e contábil para ajudar nos relatórios, com experiência em informática, alguém com facilidade de comunicação oral e escrita para eventuais comunicados junto à comunidade, pessoas com boa espiritualidade e espírito de oração, pessoas criativas, alguém que se proponha a estudar o tema “dízimo” e partilhar com o grupo.

Prestar contas à comunidade.
Fazer prestação de contas do Dízimo na Comunidade, sempre com brevíssima mensagem positiva, valorizando os passos já dados e o crescimento feito nas metas financeiras e educativas da Pastoral do Dízimo.

União.
Todos os membros da equipe trabalharem juntos e de forma organizada, falando a mesma linguagem e seguindo a mesma orientação.

Controle.
Manter registro atualizado das contribuições dos dizimistas, preferencialmente em computador ou através de fichário e do documento de pagamento (carteirinha ou recibo).

Sigilo.
Manter sigilo sobre quanto cada um devolve em seu dízimo.

Participação.
Incentivar a participação nas reuniões paroquiais, assembléias e na elaboração do orçamento paroquial.

Acompanhamento.
Manter contato e acompanhamento aos dizimistas, indo a seu encontro, especialmente quando parecem estar se afastando da vida comunitária.
A equipe deve preparar uma mensagem especial para os dizimistas em atraso, lembrando-lhes o compromisso que assumiram na comunidade. Deve ser uma mensagem de lembrança e orientação e nunca de cobrança. O melhor mesmo é fazer uma visita para saber o que aconteceu. É possível que se trate de simples esquecimento, mas pode tratar-se de problema mais sério.

Credibilidade.

Quem deve falar de dízimo para o povo são os leigos. O padre deve dar suporte e apoio, pois passará sempre a idéia de uma pessoa que está falando porque não sabe as dificuldades porque passam as famílias.

Espaço do Dízimo.
Ter um local visível e acolhedor, de fácil acesso, para atendimento dos dizimistas, e recebimento do Dízimo, especialmente antes e após cada celebração e encontro comunitário, ou na secretaria.

Plantão do Dízimo.
É muito importante que haja o plantão do dízimo, feito por pessoas simpáticas, possivelmente uniformizadas ou com um crachá bem visível.

Valorização do dizimista.
A pastoral do dízimo deve fazer-se presente na vida do dizimista. Deve lembrar do aniversário natalício e de casamento, se entregar pessoalmente um cartão, tanto melhor.

Material.
Para que possa desempenhar bem seu papel, a equipe do dízimo precisa contar com o material adequado à sua tarefa:
Ficha de cadastro, Bloco de recibo, Divulgação (Banner, cartazes, panfletos), Material para valorização do dizimista (folhinhas, brindes, presentes), Computador, Urna própria para o dízimo, Programa adequado para a informatização do dízimo, camisetas, etc.

Oração.
Rezar periodicamente a oração do Dizimista na Comunidade e ter momentos de oração em equipe. Sugestão: Rezar um terço nas intenções...
1- Dos dizimistas (para Deus prover sustento material e espiritual)
2- Dos paroquianos (para se tornarem dizimistas responsáveis e fiéis)
3- Da Equipe (pela união e motivação)
4- Da Paróquia (para que não falte recursos para a obra de Deus)
5- Da comunidade (para que os pobres, doentes e necessitados sejam assistidos com os recursos do dízimo)

Pontos que ajudam a organizar o dizimo.
- Escolher pessoas interessadas e convencidas do valor do dízimo.
- Preparar-se bem, vendo outras experiências onde funciona o dízimo.
- Sem nunca impor, mas ajudar a sensibilizar os fiéis por esta Pastoral.
- Esclarecer a comunidade por meio de palestras, faixas, folhetos e o bom uso dos Meios de Comunicação Social (feito tudo por leigos).
- Aproveitar o que existe: Novenas, Grupos de Reflexão, Capelinhas...
- Fazer celebrações litúrgicas sobre o dízimo. Pessoas dêem testemunho.
- Preparar fichas e cadastro da família dizimista. Não complicar nada.
- Antes e depois das celebrações, alguém da Equipe atende às pessoas sobre o dízimo, pois muitos aproveitam a ida à igreja para acertar seu dízimo.
- Lembrar sempre que o dízimo requer muita paciência, muita motivação e tempo. Não forçar, mas trabalhar a consciência dos católicos dando boa fundamentação bíblica.
- Deixar claro que quem atua na Equipe de Pastral do Dízimo não deve preocupar-se em atingir o bolso dos fiéis, mas o coração deles.
- Não afastar ninguém da comunidade por causa do dízimo.




Pessoas que leram este artigo também leram:

Deixe seu comentário:

comentários  

 
# cara legal 28-10-2012 21:38
Muito obrigado,tirei uma duvida muito importante q tinha a respeito do DÍZIMO.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Paulo F Siriani 10-12-2012 21:14
Boa noite. Páz a todos.

Achei muito interessante, a matéria sobre a pastoral do dízimo, pois faço parte desta pastoral em minha paróquia, e temos muitas dificundades em formar uma equipe consistente, levarei estas orientações para nossa equipe, creio que será de muita valia.
Atenciosamente: paulo
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# HELENITA 09-02-2013 11:04
Eu e o meu esposo estamos coordenadores do dízimo,acho muito importante essas orientações. muito grata.gostaria receber sempre pois vai nos ajudar muito.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# marina 20-04-2013 19:48
BOA NOITE HELENITA
SOU MARINA COORDENO A PASTORAL DO DIZIMO DA DIOCESE DE CARUARU PE FAÇO PARTE DOS MISSIONÁRIOS DO PRO IDE FAZEMOS TRABALHOS DE CONASCIENTIZAÇÃ O DO BRASIL INTEIRO
CONHEÇA O PRO IDE
www.pro ide.com.br
podemos trocar ideias
grata

MARINA
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Elimar 13-02-2013 10:57
Amei estas orientações, faço parte da pastoral a ulguns anos e agora eu e meu esposo pegamos o grupo para dirigir, então vim em busca de mais conhecimentos.
Agradecida pela mensagem, vou ficar ligada no site.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# marina 20-04-2013 19:51
boa noite elimar sou marina coordeno a pastoral do dizimo da diocese de Caruaru Pe tambem faço parte dos missionários do por ide

conhgeça o pro ide

www.pro ide.com.br
podemos trocar ideías]
obrigada
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Izabeldesouzafélix 22-02-2013 18:00
Muito obrigada pela orientação em relação a pastoral do dízimo, sou coordenadora em minha paróquia e os esclarecimentos muito me ajudarão....
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# cristina silva 28-02-2013 18:01
gostei muito destas informaçoe sou coordenadora na paroquia que participo e estou sempre buscando infomaçoes para trabalhar com minha equipe
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# cristina silva 28-02-2013 18:09
essas informaçoes são muito para nós que coordenadores
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# max brito 01-03-2013 19:39
sempre e muito bom trcarmos boas informações ,tudo q eu li ja realizamos em nossa paroquia e garanto tem dado certo.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# juliana Ramos 06-04-2013 07:46
MUITO BOA AS ORIENTAÇOES VOU PEGAR ESSAS IDEAS PARA A MINHA PAROQUIA GOSTEI MUITO.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# juliana Ramos 06-04-2013 07:48
sou coordenadora na minha paroquia e gostaria de receber novas ideas no meu e-mail
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# marina 20-04-2013 19:55
olá juliana

sou marina coordeno a pastoral do dizimo na diocese de Caruaru PE
TAMBEM FAÇO PARTE DOS MISSIONÁRIOS DO PRO IDE
www.proide.com.br
conheça e podemos trocar ideias
obrigada
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# FRANCISCA PEREIRA DA 07-04-2013 09:01
estou coordenadora da Pastoral do Dízimo em minha cidade Paroquia Santo Antonio de Jardim - Ceará e gostaria de obter nais informações sobre a prestação de contas como também um modelo de calendário para distribuir os componentes da equipe para me ajudar a recolher o dízimo uma vez que, temos um plantão nas quintas feira á noite, um plantão no domingo pela manhã e outro á noite e estou sem um modelo de calendário desde já agradeço.

Um abraço
Zilda Fonseca
Jardim - ce. 07/04/2013.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Eldja 10-04-2013 20:14
Muito bom,gostei do conteúdo desta pagina,sou coordenadora do dízimo a pouco tempo e estou buscando vários conteúdos e informações para passar para o meu grupo.Muito obrigada e que Deus ilumine cada vez todos os responsáveis por essa pagina.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Edgar Silveira 11-04-2013 15:27
Sou mensageiro, não temos cordenador sou 'representante na reunoes de area, gostaria de saber o que devo fazer para melhorar a minha paroquia e valorizar os dizimista.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Cleide B S. Agata 14-04-2013 11:13
Estou iniciando na minha paróquia como coordenadora
do dízimo, como ainda não tenho experiência, gostaria de receber algumas ideias, ficarei muito grata, apesar do que vi nesta pagina já tenha me ajudado bastante,obriga da.

Um grande abraço,

Cleide
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# José Nivaldo de Lima 23-07-2013 07:22
Bom dia!
Caros Amigos, Eu e a minha esposa estamos como coordenadores da Pastoral do Dízimo em nossa Paróquia, acho muito importante essas orientações. estamos muito gratos, gostaríamos de receber informativos de vocês, se possível sempre pois vai nos ajudar muito nessa missão
Atenciosamente lhe agradecemos por tudo, abraço.
Nivaldo e Lala.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# valdecy rosa 11-08-2013 08:46
Bom dia, estou na coordenação do dizimo, aqui em minha comunidade e pretendemos estar enviando aos dizimistas aniversariantes um cartão desejando parabéns, peço a você, caso tenha algumas imagens, que possa enviar ao meu e-mail.Desde já te agradeço.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Diácono Xisto Rj 31-08-2013 15:47
Á equipe que montou esta página... Parabéns... Vou copiar e levar para minha paróquia exaltando na Arquidiocese do Rio de Janeiro o BOM TRABALHO executado pela Arquidiocese de Campo Grande (Mato Grosso do Sul).
Deus os abençoe Sempre...
Paz em Cristo
Diácono Xisto Nogueira.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Kariny dos Santos Vi 03-09-2013 13:01
Obrigado..era disso que eu precisava para presidir a primeira reunião que marquei com as dizimistas de minha comunidade.Sou coordenadora do dizimo a 2 meses e estava com dificuldade para fazer a pauta da reunião,.,perfeito...obrigado
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Kariny dos Santos 03-09-2013 13:04
Obrigado,era o que eu precisava para a pauta da reunião com as missionarias do dizimo de minha comunidade...abraços
Kariny dos Santos Viana
Coordenadora do dizimo de Campo Bom-Jaguaruna-SC
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Raimunda NonataCosta 04-09-2013 10:54
Muito bem elaborada essas orientações.Gostei muito.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Josuel de Oliveira 13-09-2013 21:55
Parabens por estas orientaçoes, eu e meu filho somos oordenadores da pastoral do Dizimo na Paroquia Nossa Senhora do Rosario no bairro de São Miguel Pulista São Paulo
Acho muito importante ter uma pastoral bem informada,
aqui eu fiz um programa para cadastrar os dizimistas e dizimo tambem seleciono os aniversariantes do mes e imprimo
coloco no quadro de aviso durante as missas o padre fala dos aniversariantes da semana no meio do mes o padre sorteia uma lembracinha para o aniversariante do mes, com isso de melhorado o dizimo. quem tever mais informaçoes mande muito obrigado
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Dolores A. M. Buzat 13-10-2013 10:24
Bom dia ! faço parte de uma equipe da pastoral do dízimo, estamos começando agora. e estamos buscando mas conhecimentos sobre os pastorais com tempo de atuação. ate mesmo qual a forma que se faz para a devolução do dízimo, outras como acontece a evangelização. abraço.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# JOSÉ ALBERTO DOS SAN 15-10-2013 20:56
O MATERIAL APRESENTADO,ALÉ M DE CHAMAR OS MEMBROS PARA ASSUMIREM O COMPROMISSO DE MISSIONÁRIO,ESC LARECE SOBRE A IMPORTÂNCIA NÃO APENAS ECONÔMICO-FINANCEIRO, MAS SOBRETUDO NA DIMENSSÃO DE CO--PARTICIPATIVA. JALBERTO@HOTMAI L.COM. DIOCESE DE ESTÂNCIA-SE
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# JOSÉ ALBERTO DOS SAN 15-10-2013 21:15
ESTRUTURA DA PASTORAL DO DÍZIMO BASTANTE INTERESSANTE PARA O DIA A DIA NOS TRABALHOS DESENVOLVIDOS PELA EQUIPE.
A MISSÃO EVANGELIZADORA SE SOBREPOE SOBRE A ECONOMICA-FINANCEIRA,
A CO-PARTICIPAÇÃO SOLIDIFICA A PASTORAL NO TRABALHO DE CONSCIENTIZAÇÃO ,CONVERSÃO E MANUTENÇÃO DO DÍZIMO.jalbertaohotmai l.com
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# sandrinha 29-10-2013 07:05
Gostei muito , sao orientações muito importantes , acho que cada um deveria levar isso para o seu dia dia , nao so para a pastoral , pois toca fundo nossos sentimentos , e sempre precisamos de incentivos para nao desanimarmos , um abraço e a paz de cristo , tenham todos uma ótima semana , Sandrinha !
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# lucio frey e beatriz 20-12-2013 19:45
eu e minha esposa somos cordenadores da pastoral do dizimo paroquia são pedro apostolo de vila rica mt .
Estamos começando agora, estamos buscando mais conhecimento para desenvolver essa missão junta a equipe
da pastoral.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Elizabeth 20-12-2013 22:14
Gostaria de saber mais sobre o dizimo,pois sou agente da pastoral do dizimo eu com meu esposo á 5 anos em nossa paróquia.Mais o que vemos e que sempre vamos pra formação mensais na Arquidiocese aqui em Belém, e sinto que falta mais empenho dos coordenadores,s obre que é passado nas formação,fazemo s reunião o ano todo.Enfim terminamos o ano na mesma não fizemos nada de diferente para nos 3 domingo do meses e dedicado ao dizimista.Peço ajudar o falta será mesmo falta de compremetimento com Deus e com a Igreja.. Obrigada
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# LOURDES OLIVEIRA 26-02-2014 23:04
MIM SINTO MUINTO FELIZ POR TER COMPASTILHADO DESTAS INFORMAÇOES TIREI MUITAS DUVIDAS E FOI MUITO GOSTOSO DEUS VOS ABEMÇOE AMEM .
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# #dilceia 10-04-2014 11:38
gostei muito e aprendi um pouco ,estou começando agora com este trabalho na minha comunidade.E gostaria de receber de receber mais informações de, como fazer um bom trabalho para incentivo do dizimo.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Maria dasGraças Silv 22-06-2014 21:45
Essas orientações são muito importantes, gostei muito. Sou coordenadora do dízimo na minha comunidade e com essas orientações vamos melhorar mais o trabalho da nossa equipe.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# jilmara rocha 25-06-2014 20:56
sou coordenadora pastoral do dizimo e gostei muito do que le gostaria de mais acoes para trabalhar sobre o dizimo com a comunidade pois o dizimo ainda enfrenta pouca aceitacao
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Fausto C. B. Tigre 25-06-2014 22:43
Boa noite !!!!
Excelente material, muito legal.
Att,
Fausto
Paróquia: São José Trabalhador de Bauru-SP
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Vera L Irane Camillo 20-07-2014 21:38
Adorei !!!!
preciso imprimir para nos ajudar com a Pastoral
parabéns pela explicação

Obrigada

Vera
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Marlucia e Tiago 26-07-2014 09:35
Estavamos, procurando esse material de suma importancia para melhorar os nosso conhecimento e repassar para a nossa pastoral de base - Paroquia São Pedro, Rua Ana Maria, Fortaleza/CE. parabéns pela explicação Obrigado Tiago.
Responder | Responder com citação | Citar
 

Comentar


Código de segurança
Atualizar