Agentes de Pastorais refletem sobre o Canto litúrgico na Quaresma (MATERIAIS PARA DOWNLOAD)

Aproxima-se o tempo litúrgico da Quaresma que tem início na Quarta-feira de Cinzas, 01 de março. Com o intuito de aprofundar a reflexão e penitência dos fiéis durante as celebrações, a Arquidiocese de Campo Grande realizou no último final de semana o 1° Encontro de Canto e Liturgia na Paróquia São José, na capital.

Participaram cerca de 160 pessoas, entre músicos e coordenadores de equipes de liturgia. Para facilitar a todos quantos se dedicam ao ministério da música nas comunidades e àqueles que organizam a observância litúrgica, o Arcebispo de CG Dom Dimas Lara Barbosa falou da necessidade da escolha correta das músicas para esse período, afinal são cantos em que o fiel suplica a misericórdia do Senhor e leva aquele que crê a vivenciar o que Jesus Cristo ensina através do sofrimento e confiança em Deus Pai.

Outro ponto importante destacado por Dom Dimas foi a Salmodia, ou seja, a proclamação do Salmo responsorial, que constitui um comentário lírico-poético da primeira leitura. É pelo canto do Salmo que a comunidade responde à Palavra de Deus e vivencia seu sentido teológico-litúrgico e espiritual.

Já o Bispo auxiliar Dom Mariano Danecki abordou as celebrações eucarísticas do período quaresmal e de que forma os agentes litúrgicos e de animação musical devem cumprir o rito litúrgico pertinente a cada celebração. O sincronismo entre o momento litúrgico e o canto é capaz de envolver a assembleia celebrante ao ponto de “exprimir a alegria do coração que vibra, ao ressaltar a importância da celebração, solenizando-a (Dies Domini, João Paulo II).

O professor de música, Rafael Ortega, falou da postura do agente cristão tanto na liturgia quanto na música. Ortega ensinou técnicas vocais, altura do som de instrumentos e microfones a fim de que o volume não interfira na meditação litúrgica da celebração.

Faça download dos materiais do curso: http://arquidiocesedecampogrande.org.br/cf2017/

Veja as Fotos : https://www.flickr.com/photos/104830409@N08/albums/72157678783137130