Abertura da Campanha da Fraternidade 2016

A Arquidiocese de Campo Grande e as Igrejas cristãs da capital realizam a abertura da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 no dia 14 de fevereiro. A abertura será às 09h, no Ginásio Poliesportivo Dom Bosco. Todos os cristãos são convidados a participar desse momento de união.

Neste ano, a Campanha da Fraternidade traz para a reflexão da sociedade a situação do Saneamento Básico no Brasil. Com o tema “Casa comum, nossa responsabilidade” e o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5, 24). Durante o período da quaresma, os cristãos se aprofundam na leitura de textos que abordam a temática.

O texto base da Campanha demonstra que o saneamento público é um direito fundamental e estimula a união de esforços entre sociedade civil e poder público no planejamento e na prestação de serviços. Por essa razão que o tema foi inserido de forma ecumênica por compreender que a problemática do Saneamento básico atinge todas as pessoas, independente da fé que professem.

O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) é responsável pela CF 2016. O CONIC é composto pelas seguintes igrejas: Igreja Católica Apostólica Romana; Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil; Igreja Episcopal Anglicana do Brasil; Igreja Presbiteriana Unida do Brasil e a Igreja Síria Ortodoxo de Antioquia. Além dessas Igrejas três organizações participaram na Comissão da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016: O Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (CESEEP), Visão Mundial, Aliança de Batistas do Brasil.

A cada cinco anos, a Campanha da Fraternidade é realizada de forma ecumênica, ou seja, reúne outras igrejas cristãs além da católica. A primeira, foi em 2000, e teve como tema “Dignidade humana e paz”, e o lema escolhido foi: “Novo milênio sem exclusões”. A segunda edição, em 2005, falou sobre “Solidariedade e paz”, com o lema: “Felizes os que promovem a paz”. Em 2010, o tema foi “Economia e Vida”, com o lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”.

Facebook Comments